HOW-TO:HIBERNATE YOUR SNAKE
Por Cristóvão Cardoso
Este artigo trata-se como referencia para a maioria dos colubrideos principalmente rat snakes, king snakes e milk snakes.
É sabido que em cativeiro normalmente não se opta por hibernar(brumar é o termo correcto no caso de repteis) as nossas cobras, ou quando se o faz é para as ciclar para melhores indices reprodutivos. Pode-se fazer apenas uma redução da temperatura de modo a que o seu metabolismo diminua mas o animal neste caso deve continuar a ser alimentado, pessoalmente acho esta opção válida para cobras jovens e/ou cobras adultas que não irão ser usadas para reprodução, neste caso é necessária uma diminuição do normal hot spot usado nos meses quentes (29/30ºC) para 26/28ºC durante o dia e 20/21ºdurante a noite. Se os terrarios estiver expostos a um fotoperiodo natural é mais saudável, caso contrario deveremos reduzir o fotoperiodo atraves da diminuição de horas de luz da lâmpada de iluminação. Quanto á alimentação, os animais deverão ser alimentados com presas menores que as habituais e com maior intervalo entre refeições(2 em 2 semanas min), e quanto é hidratação é aconselhado manter a banheira/bebedouro durante todo o processo que deverá ser durante 30 dias.
Para brumar o ideal será retirar todas as fontes de humidade tais como plantas naturais e a vasilha da agua e parar de alimentar no mínimo duas semanas (ideal 3 a 4 semanas)antes de iniciar o processo. É importante notar que é um processo gradual e como tal a temperatura deve ser descida o mais lentamente possível. Pessoalmente acho melhor retirar os animais dos seu habitats normais e colocar os mesmo em caixas separadas de pequenas dimensões apenas com substrato (aspen parece ser o melhor), e mover essas mesmas caixas para uma zona bastante fria tal como uma garagem com temperaturas de 9 a 13ºC durante 2meses no mínimo. Deve ser oferecida água aos animais de 15 em 15 dias e com pouca ou nenhuma luminosidade durante este longo processo.
Temperaturas inferiores ou superiores às indicadas podem causar problemas de saúde tais como infecções respiratórias, e em caso disso a brumação deverá ser interrompida e os animais deverão ser imediatamente recolocados nos terrários com as condições originais para posterior tratamento.
Depois do período de hibernação basta simplesmente repor no seu habitat habitual com todas as condições normalizadas tais como temperatura (ir aumentando gradualmente), humidade, agua e comida(esperar uma semana ate começar a oferecer presas), de tamanho menor ao habitual para ver se o sistema digestivo esta a funcionar correctamente,e após isso voltar ao tamanho e regularidade de alimentação habitual. Passadas duas a três semanas dá-se uma muda de pele pos-hibernaçao, e é esta a melhor altura para juntar o casal, uma vez que algumas feromonas reprodutivas estarão presentes apos a ecdise, o que leva os machos a procurarem as fêmeas para acasalamento. Se tal não ocorrer deve se borrifar o terrario gentilmente de modo a simular chuva, o que irá estimular o par. Após acasalamento, consoante a espécie, deve se voltar a separar o casal.